100%

Câmara de Três Barras terá Processo Legislativo Eletrônico e Portal com Acessibilidade

O Presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras, Cerival da Cruz, o Cidinho (DEM), se aproxima do final de seu mandato a frente da casa e deixa um legado de tecnologia. Estão em implementação os Processo Legislativo Eletrônico; instalação da transmissão em vídeo em Full HD; e um novo portal de internet com acessibilidade a portadores de deficiências. Os processos licitatórios já foram concluídos e garantiram que todo o sistema fosse adquirido com economia financeira para a cidade.
                A partir de 2019 os vereadores irão contar com uma votação eletrônica e com o voto digital. Além disso, os projetos poderão ser enviados do executivo para câmara, através do sistema com assinatura digital, zerando o consumo de papel nestes processos. Isso significa que além de garantir sustentabilidade, conservação do meio ambiente, a tecnologia vai gerar economia para os cofres municipais.
                Para implantação da nova modalidade de votação, foram adquiridas telas de toutch screan (que são telas que respondem a toques dos dedos, semelhantes às telas de caixas eletrônicos nos bancos); um painel de exibição e um sistema que irá gerenciar as informações. Para depositar seus votos nas matérias, o vereador o fará digitalmente, após a identificação biométrica para garantir a lisura da votação; e enfim o resultado será exibido na tela digital, a exemplo do que já acontece no Congresso Nacional, salvaguardada a proporção. Todo sistema está integrado ao portal de transparência.
                Responsável pelo projeto, Joel da Cruz, técnico da casa, afirmou que “graças a um trabalho conjunto entre a equipe de Pregão da Câmara e o Pregoeiro do Executivo, foi possível adquirir toda a estrutura com grande economia ao poder público”, destacou. Ao considerar a aquisição de todo equipamento, através dos editais, soma-se um valor de quase 30 mil reais economizados somente na implementação.
                Além disso, a Cidinho fez um investimento em Câmeras HD de alta performance, proporcionando mais transparência as sessões. Agora com a tecnologia Full HD, o tresbarrense poderá, através da internet, receber o sinal das transmissões e assistir as sessões em sua própria TV com alta qualidade de som e imagem. É mais uma oportunidade para o cidadão fiscalizar o trabalho de seu vereador e valorizar a democracia.
PORTAL COM ACESSIBILIDADE
                Já esta no ar o novo Portal da Câmara de Vereadores de Três Barras, que pode ser acessado no endereço eletrônico [https://www.camaratresbarras.sc.gov.br]. Além de mais moderno, leve e fácil de navegar, conta com adequações de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. É a oportunidade que todo cidadão possa interagir e se informar sobre o trabalho do legislativo municipal.
                O novo portal já é uma adequação à Lei Brasileira de Adequação da Pessoa Com Deficiência, a lei 13.146, que no seu artigo 63, garante que “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.
                O internauta pode optar por ler o portal da forma tradicional, ou ainda em “Alto Contraste”; Na versão para “Deficientes Visuais”, onde um sistema lê o conteúdo que poderá ser ouvido pelo cidadão; Ou ainda na versão de “Libras”, onde será necessário a instalação de um aplicativo, o VLibras, que faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais.
Joel da Cruz, técnico da casa, também esteve a frente desse projeto e afirmou “que um dos próximos objetivos é que as próprias sessões, transmitidas na internet tenham a tradução simultânea de libras, para garantir o acesso a todos os tresbarrenses”, garantiu.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/12/2018 - 13:48:41 por: Joel - Alterado em: 21/12/2018 - 13:48:41 por: Joel

Notícias