100%

Câmara de Três Barras terá Processo Legislativo Eletrônico e Portal com Acessibilidade

O Presidente da Câmara de Vereadores de Três Barras, Cerival da Cruz, o Cidinho (DEM), se aproxima do final de seu mandato a frente da casa e deixa um legado de tecnologia. Estão em implementação os Processo Legislativo Eletrônico; instalação da transmissão em vídeo em Full HD; e um novo portal de internet com acessibilidade a portadores de deficiências. Os processos licitatórios já foram concluídos e garantiram que todo o sistema fosse adquirido com economia financeira para a cidade.
                A partir de 2019 os vereadores irão contar com uma votação eletrônica e com o voto digital. Além disso, os projetos poderão ser enviados do executivo para câmara, através do sistema com assinatura digital, zerando o consumo de papel nestes processos. Isso significa que além de garantir sustentabilidade, conservação do meio ambiente, a tecnologia vai gerar economia para os cofres municipais.
                Para implantação da nova modalidade de votação, foram adquiridas telas de toutch screan (que são telas que respondem a toques dos dedos, semelhantes às telas de caixas eletrônicos nos bancos); um painel de exibição e um sistema que irá gerenciar as informações. Para depositar seus votos nas matérias, o vereador o fará digitalmente, após a identificação biométrica para garantir a lisura da votação; e enfim o resultado será exibido na tela digital, a exemplo do que já acontece no Congresso Nacional, salvaguardada a proporção. Todo sistema está integrado ao portal de transparência.
                Responsável pelo projeto, Joel da Cruz, técnico da casa, afirmou que “graças a um trabalho conjunto entre a equipe de Pregão da Câmara e o Pregoeiro do Executivo, foi possível adquirir toda a estrutura com grande economia ao poder público”, destacou. Ao considerar a aquisição de todo equipamento, através dos editais, soma-se um valor de quase 30 mil reais economizados somente na implementação.
                Além disso, a Cidinho fez um investimento em Câmeras HD de alta performance, proporcionando mais transparência as sessões. Agora com a tecnologia Full HD, o tresbarrense poderá, através da internet, receber o sinal das transmissões e assistir as sessões em sua própria TV com alta qualidade de som e imagem. É mais uma oportunidade para o cidadão fiscalizar o trabalho de seu vereador e valorizar a democracia.
PORTAL COM ACESSIBILIDADE
                Já esta no ar o novo Portal da Câmara de Vereadores de Três Barras, que pode ser acessado no endereço eletrônico [https://www.camaratresbarras.sc.gov.br]. Além de mais moderno, leve e fácil de navegar, conta com adequações de acessibilidade para pessoas portadoras de deficiência. É a oportunidade que todo cidadão possa interagir e se informar sobre o trabalho do legislativo municipal.
                O novo portal já é uma adequação à Lei Brasileira de Adequação da Pessoa Com Deficiência, a lei 13.146, que no seu artigo 63, garante que “é obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo, para uso da pessoa com deficiência, garantindo-lhe acesso às informações disponíveis, conforme as melhores práticas e diretrizes de acessibilidade adotadas internacionalmente”.
                O internauta pode optar por ler o portal da forma tradicional, ou ainda em “Alto Contraste”; Na versão para “Deficientes Visuais”, onde um sistema lê o conteúdo que poderá ser ouvido pelo cidadão; Ou ainda na versão de “Libras”, onde será necessário a instalação de um aplicativo, o VLibras, que faz a tradução para a Língua Brasileira de Sinais.
Joel da Cruz, técnico da casa, também esteve a frente desse projeto e afirmou “que um dos próximos objetivos é que as próprias sessões, transmitidas na internet tenham a tradução simultânea de libras, para garantir o acesso a todos os tresbarrenses”, garantiu.
 
Protocolos desta Publicação:Criado em: 21/12/2018 - 13:48:41 por: Joel - Alterado em: 21/12/2018 - 13:48:41 por: Joel

Notícias

Pagamentos de honorários advocatícios com recursos do Fundeb estão suspensos
Pagamentos de honorários advocatícios com recursos do Fundeb estão suspensos

Estão suspensas todas as decisões que autorizaram o pagamento de honorários advocatícios contratuais em precatórios expedidos pela União para quitar diferenças de complementação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) devidas a Municípios. A decisão foi tomada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, na sexta-feira, 11 de janeiro, e terá validade até o julgamento pelo plenário da Corte. A questão trata da...

Nota técnica da CNM esclarece dúvidas sobre as estimativas do Fundeb para 2019
Nota técnica da CNM esclarece dúvidas sobre as estimativas do Fundeb para 2019

Todo início de ano, quando são divulgadas as estimativas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o exercício, surgem inúmeras dúvidas dos gestores municipais. Para esclarecer o assunto, a área de Educação da Confederação Nacional de Municípios (CNM) elaborou a Nota Técnica 03/2019. A publicação trata dos valores da receita anual do Fundo, além dos aspectos legais para utilização dos...